Porquê a lenha?

A lenha é um produto natural. Utilizada num processo de combustão controlada, permite obter excelentes rendimentos energéticos com custos comparativos muito baixos.

Ainda assim, existem outras razões para considerar a lenha como um combustível portador de valores de progresso:

Trata-se de um produto cuja transformação escapa aos processos industriais complexos para poder ser utilizado enquanto fonte de energia;

Que tipo de lenha?

As lenhas mais adequadas para produção de energia necessária ao aquecimento central e ao aquecimento das águas sanitárias são as que provêm das madeiras mais densas. O Carvalho, o Azinho e o Eucalipto são excelentes combustíveis para aquecimento.

Ao contrário dos combustíveis fósseis não renováveis, é uma energia renovável que estimula a reflorestação;

O seu ciclo de produção e distribuição é relativamente localizado estimulando o desenvolvimento local e regional das economias;

As emissões de CO2 produzidas pela sua combustão anulam-se graças aos processos de reflorestação e a sua consequente reabsorção pelo crescimento das árvores.

Porquê O BIO 8 HORAS a lenha?

Habitação sem aquecimento

O aquecimento das casas particulares torna-se confortável no momento em que se obtém uma inércia térmica equilibrada. Para que este equilíbrio se reproduza, é necessário conseguir uma temperatura sensivelmente idêntica entre o ar que circula dentro da casa, os muros interiores, o teto e o chão. Se não se observar esta regra, então haverá uma sensação de aquecimento desconfortável dentro de casa, porque se geram correntes entre o ar aquecido e as paredes mais frias.

Habitação aquecida com desequilíbrio térmico temperaturas irregulares no interior da casa

O resultado são interiores de habitação que escurecem com o chamado caruncho porque se criam as condições ideais para a produção de fungos. A consequência é nefasta não só por causa da deterioração estética e estrutural do interior da casa como também porque favorece o aparecimento de problemas respiratórios e alergias.

Habitação aquecida com equilibrio térmico temperaturas uniformes em toda a casa

Para se conseguir uma inércia térmica equilibrada dentro das casas o aquecimento deve, pois, estar ligado 24 horas por dia. Isto não significa que o aquecimento deve estar ligado em potência máxima durante o ciclo das 24 horas. Antes pelo contrário. Ao funcionar durante as 24 horas, a produção de energia necessária vai-se reduzindo progressivamente porque se passa de uma fase de aumento da temperatura da casa para uma fase de conservação desse calor.

Com os sistemas de aquecimento alimentados por energias fósseis ou mesmo por energias renováveis sujeitas a complexos métodos de produção, o grande problema é o custo da produção de energia associado ao funcionamento do sistema nas 24 horas do dia. O que se verifica é que, para contornar esta dificuldade, há uma tendência generalizada de se ligar o sistema somente algumas horas, não se conseguindo então observar a regra essencial do equilíbrio térmico.

Produzir calor dentro de casa

CONFORTO = MAIOR CUSTO

Uma das vantagens comparativas do BIO 8 HORAS em relação a outros sistemas de caldeira é o facto de produzir o calor dentro de casa.

CONFORTO = MENOR CUSTO e mais funções

Porque produz o calor dentro de casa, o BIO 8 HORAS permite um aproveitamento maior da energia libertada pela combustão. Este facto levou a fercar a integrar no bio 8 horas a função de placa e a função de forno e estufa.

O Bio 8 horas nasceu para responder à necessidade de optimizar a transformação de energia de um modo simples e económico.

Pensado para resolver este problema. Associado ao combustível mais barato do mercado, o Bio 8 horas foi concebido para operar 24 horas por dia com uma regulação optimizada do seu consumo. O resultado é um aquecimento verdadeiramente confortável na casa, sem correntes de ar, e com uma melhoria significativa das condições de conservação do seu interior.

Casa inteligente

Banhos abundantes, cozinha e aquecimento central